Criação

 

Cuidado com filhotes

Filhotes até 30 dias devem estar amamentando ainda,  comece com uma ração de filhotes, bem miudinha, colocando para a mãe e os filhotes, vendo a mãe comer logo começam a experimentar, tenha muita atenção pois pode ser que algum dos filhotes não esteja conseguindo mastigar a ração e fique apenas lambendo a mesma e cuspindo, em poucos dias estará desidratado e com risco de vida, se algum filhote não estiver conseguindo se alimentar molhe a ração e ofereça a ração amolecida pela água e os filhotes terão mais facilidade para comer.

Depois dos 55 dias de idade, volte para a ração seca e observe se todos estão se alimentando, caso estejam mantenha a ração seca, apropriada para filhotes, por um ano.Não deve continuar com a ração molhada porque prejudica os dentes.

Para escolher a ração observe a proteína que deverá ser sempre de 26 para cima, a carne deve ser branca, os pequineses preferem frango ou peixe. Observe as fezes, se estiverem bem sequinhas e em menor quantidade e sem muito mal cheiro com certeza essa ração está bem.

os filhotes comem 3 vezes ao dia quando pequenos; nunca deixe o alimento disponível o dia todo, ele precisa ter horários para se alimentar, , sentir fome para comer sempre bem.

Nunca dê outros alimentos, eles se dão bem com ração. A ração deverá ser seca e dura para tratar os dentes. Se quiser pode dar frutas para os seus cães, eles gostam muito. Frutas ácidas não fazem bem, pesquise na internete sobre frutas par os cães.

os filhotes passam a comer menos à medida em que vão crescendo; assim, reduza o número de refeições gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia;

Vermifugação: Os filhotes devem tomar sua primeira dose com 30 dias e a segunda dose 15 dias depois, só que precisa ser dose para filhote, suspensão que você coloca na boquinha com a seringa que vem junto com o vermífugo. No terceiro mês deve repetir o tratamento. Depois só de 6 em 6 meses. 

Cães a partir de 1 ano de idade: ração para cães adultos: seca, 2 vezes ao dia. Se quiser uma pelagem bonita nunca dê comida nossa para eles, estraga o pelo.

a ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal;

Evite dar ao seu cão restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário, mesmo que o cão goste ou queira comer. O cão que “pede” comida da mesa dos donos deve ser retirado do local das refeições familiares;

Quando quiser trocar a ração, procure nos primeiros 5 dias misturar as duas, a que está dando com a que pretende passar a dar para eles, depois continue só com a nova ração, isso evita que tenham diarreia.

Higiene

Devem ser escovados pelo menos de 3 em 3 dias, usando um talco para manter o pelo limpo, pode pentear com um pente de metal, é melhor que o movimento seja do lado de trás para a frente, levantando assim toda a pelagem, sem forçar muito para não arrebentar o pelo, se usar escova, ela deve ter as cerdas sem ponta, lisas, para não arrebentar o pelo.

Deve também escovar os dentes umas 3 vezes por semana, e colocar nos ouvido um produto de limpeza sem no entanto usar cotonetes, apenas limpar por fora, nas orelhas, isso evitará problemas de sarnas nos ouvidos ou outras doenças.

Use de quatro em quatro meses frontline ou outro produto contra pulgas e carrapatos. Dedetize sua casa de 6 em 6 meses e nunca terá problemas de infestação de qualquer espécie.

Ensine seu pequinês a fazer suas necessidades onde você quiser, mas com paciência, em dois dias ele aprende se você o carregar quando estiver fazendo em lugar errado, para o lugar próprio dizendo não, e agradando quando ele acertar, coloque um jornal onde você quer que ele aprenda a fazer ou adquira um tapete próprio ou o pipidog.

Pelagem

Se quer ter um pequinês com bela pelagem e bom para exposição, evite banhos, se houver necessidade de lavar faça de 3 em 3 meses, mas se ele estiver bem cuidado não vai precisar muito de banhos. Observe as unhas e corte sempre que estiverem grandes.pelagem 01

Nunca tose seu pequinês, ele é vaidoso e gosta de se mostrar com sua pelagem bem bonita. Deixe-o sempre bonito, não existe tosa para pequinês, aliás se cortar a pelagem as cores , matizes que tiver, tendem a desaparecer, por exemplo , se a ponta dos pelos é preta e são cortados, não serão mais pretas as pontas, se tiver um babador formando um desenho de duas cores, pode perder essa coloração. Pode cortar apenas os pelos debaixo dos pés, entre os dedos, e se for muito necessário para higiene, ao redor do pênis, na barriga, para não ficar muito molhado de urina.

Vermifugação

O pequinês deve ser vermifugado de 6 em 6 meses, quando adulto, sendo uma dose de vermífugo e depois de 15 dias outra dose. Se o pequinês pesar apenas 5 quilos, o comprimido deve ser dividido em 2 partes, deverá tomar apenas meio comprimido e a outra metade depois de 15 dias.

Vacinas

O pequinês começa a ser vacinado aos 50 dias de nascidos, recebendo como todo filhote suavacinacao 01 primeira dose, a segunda dose de 21 a 30 dias depois da primeira dose e a terceira dose também de 21 a 30 dias depois e só será novamente vacinado 1 ano depois desse procedimento, continuando a receber vacinas uma vez por ano para o resto de sua vida. Deverá tomar vacina sempre em algum veterinário de sua confiança, onde fará também uma consulta de controle para averiguação de saúde. Com todos estes cuidados seu pequinês estará sempre saudável e feliz.

Mas se algum dia notar seu cachorro quieto, deitado, sem muita vontade de brincar ou comer, procure o veterinário para ver se tem algum problema, cachorro prostrado é sempre alguma doença, pode ter até diarréia, mas se continuar brincando, comendo, correndo basta dar soro caseiro um dia, yogurt, e aguardar, ele fica logo bom, mas se prostrar corra para um veterinário, não é bom sinal.

Cios

Se você tem uma fêmea vai notar que do sexto ao oitavo mês pode acontecer dela aparecer com sangue ao urinar, ela está menstruada e após a menstruação a vulva estará aumentada, sem sangramento e então está no cio, período de acasalamento com um macho, nesse período ela fica muito interessada em encontrar um macho, e se não tiver, começa a se arrastar em almofadas ou no chão mesmo porque quer cruzar.

Se você não quiser que ela tenha filhotes deixe tudo isso passar normalmente, com cuidados para que não tenha contatos com machos.

Se quiser acasalar, procure um macho da raça e deixe cruzar, pelo menos por três dias. Se quiser muito e eles não conseguirem cruzar peça ajuda de algum criador que saiba inseminar ou o veterinário.

O macho só se interessa pela fêmea que está no cio. Fora do cio não há interesse deles de cruzar, e o cio só acontece mais ou menos de 6 em 6 meses, e só nesse período a fêmea é fértil.

Atenção, a fêmea só deverá cruzar no terceiro cio de sua vida, antes ela pode ficar fraca e prejudicada da saúde, e os filhotes podem nascer deficientes, fracos ou sem saúde.

Ao Dormir

Escolha um lugar agradável, a temperatura de quarto para ele dormir deve ser mais fresco, ponha em uma almofada macia . Se ele sentir quente, ele mesmo irá para o chão. Evite lugares onde as temperaturas são muito altas para o cachorro pequeno, especialmente quando ele ainda é jovem. Tenha sempre água fresca perto dele. Ele vai estar assustado agora só porque ele não está com a mãe, irmãos e irmãs, assim o mantenha perto de pessoas até que ele se familiarize com a casa. Nunca o deixe sem água.

Brincando

Sempre jogue com seu cachorro estimulando a memória dele e a inteligência. Faça com que ele corra muito para desenvolver a musculatura.

Use sempre algum brinquedo e guarde-o após a brincadeira para ser sempre algo especial.

Ensine-o a buscar coisas, correr muito ao seu lado e ele se sentirá bem feliz.

Quando sair com ele, use a coleira e coloque—o do seu lado esquerdo, é a forma correta de sair.

Comentários fechados.